sábado, 10 de novembro de 2012

ADORAÇÃO? Veneração? Idolatria? ..


Adoração


A adoração exige amor extremo, excessivo, fazendo com que a pessoa seja levada a prestar culto a uma divindade. 
A adoração religiosa pode ser feita individualmente, em grupos informais ou como parte de um serviço organizado com um líder designado (como em uma igreja, sinagoga, templo ou mosteiro.
Segundo a Igreja Católica, o culto cristão de adoração (a latria) só deve e pode ser prestado a Deus, ou seja, à Santíssima Trindade. Os Santos e a Virgem Maria merecem somente um culto de veneração, que é a dulia (a hiperdulia no caso da Virgem Maria).

Veneração

Em alguns ramos do cristianismo, Veneração (do latim veneratio, do grego δουλια, "douleuo" ou "dulia", que SIGNIFICA "HONRAR") ou Veneração dos santos descreve uma especial devoção aos santos, que SÃO CONSIDERADOS COMO MODELO DE VIDA CRISTÃ que gozam no Céu da vida eterna, PODENDO INTERCEDER PELOS CRISTÃOS, sendo a veneração uma forma de prestar-lhes respeito. VENERAÇÃO NÃO DEVE SER CONFUNDIDO COM IDOLATRIA!

Idolatria

A idolatria é usualmente definida como a prática de adoração a ídolos, valores e ideias em oposição à adoração a Deus.


LATRIA: Do grego (λατρεια, "latreuo" que significa "adorar"), latria é um termo teológico utilizado pelas Igrejas Católica e Ortodoxa que significa o culto de adoração devida e dada somente a Deus, ou seja, à Santíssima Trindade.

DULIA: No cristianismo, Dulia (do grego δουλεια, "douleuo" que significa "honrar"), é um termo teológico que significa a honra o e culto de veneração devotados aos santos. A veneração especial devotada a Maria chama-se hiperdulia (‘υπερδουλεια). É praticado pelas Igrejas Católica, Ortodoxa e alguns grupos anglo-católicos da Igreja Anglicana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário